quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Outras coisas!

Oiê, colegos!!
Trouxe mais uma leva de textos e coisa e tal.
Outras coisas (arquivo zipado!)

1. Piadas pra completar - relacionar as colunas com começo e fim das piadas e depois pedir que expliquem a graça delas.

2. Duas dúzias de coisinhas..... - Entregar uma folha p cada um, ler em voz alta, pedir que cada um da turma leia um versinho,  fazer com que percebam as rimas e as "coisinhas' que o autor escolheu. Em duplas ou trios, fazer uma lista das coisinhas de que gostam. Tentar transformar essa lista em poema.

3. Mãquina registradora - Serve para mostrar como a nossa leitura é influenciada por aquilo que somos e sabemos. Distribuir uma folhinha p cada aluno e pedir que, sem se comunicar com o colega, assinale as opções. Depois, em grupos de 5 ou 6, trocar ideias com os colegas, observando o que cada um marcou. Trocar os grupos, para que comparem suas respostas com outros colegas. 
Por fim, ler e comentar cada afirmativa, observando como somos preconceituosos e julgamos as pessoas!
Respostas: 3 - F     4 e 6 - V    Todas as outras - D

4. Obituário - Serve para confrontar alguns valores tão em "desuso". Distribuir aleatoriamente entre grupos de 3 alunos e pedir qu deem exemplos de acontecimentos e situações em que tais valores tenham sido (des)respeitados. CRiar outros obituários, com outros valores.

5. Jogo da resposta letrada - Essas perguntas foram criadas pela minha turma de 2010. Faça uma pergunta a um aluno e diga uma letra do alfabeto. A resposta do aluno deverá começar com esta letra!!  Ou então, distribua uma lista pra cada grupo de 3 alunos e sorteie uma letra, para que respondam. Ou dê uma letra diferente para cada grupo, sei lá. E peça que aturma crie as próprias perguntas também!!

6. Fábulas - Nossa, isso aqui dá pra fazer muitas coisas...  Relacionar fábulas a provérbios, de preferência tendo trabalhado os  provérbios antes.  Ou cortar as fábulas ao meio, espalhar as partes por entre os grupos, pedir que cada grupo leia um início para que tentem descobrir a continuação. Ou pedir que criem  ou contem uma situação a que a fábula/provérbio se apliquem.

7. Os 3 últimos textos são para reflexão profunda, para levantar a autoestima, a vontade de crescer, de ir à luta, de conquistar o próprio espaço na sociedade etc.

Bjs, 
Else

Nenhum comentário:

Postar um comentário