Lá vão as respostas daquela ooooutra cruzadinha:
1 lagartixa
4 ônibus
5 calvície
8 meteorologia
9 exausto
10 cabeleireiro
2 agressivo
3 mendigo
6 assassino
7 identidade
Aproveito para lembrar que não devemos trabalhar a gramática pela gramática, isto é, nada de nomenclaturas e classificações descontextualizadas e gratuitas. Isso não faz ninguém se tornar um melhor usuário da língua, o que é, inclusive, a diretriz da nossa rede. A gente não vê questão alguma de gramática explícita nos cadernos da prefeitura, nem nunca houve orientação para que enchêssemos nossos alunos de sujeitos, objetos diretos, regras disso ou daquilo. Nosso tripé é leitura, interpretação e produção de textos.
Procuremos trabalhar com eles textos jornalísticos, científicos, histórias em quadrinhos, receitas, bulas, anúncios, comerciais, muita leitura de imagem, emails, enfim, todos os tipos de textos que usamos socialmente.
Estou lembrando/sugerindo isso porque temos colegas de diversas áreas, que não estão acostumados com o trabalho contemporâneo em LP e podem, ainda, pensar que aula de LP é enfiar goela abaixo regras de sintaxe, classificação de sílabas e outras inutilidades para o usuário competente da língua.
Bjs, bom domingo!
Else
Nenhum comentário:
Postar um comentário