quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sugestão de atividades: Gêneros textuais LP e Revisão de Ciências

Nesta 2ª feira (através de uma sugestão da profª Hendy que trabalha comigo no projeto na EM Cientista Mário Kröeff) resolvemos parar o dia para fazer uma atividade diferente sobre fábulas¹(ver abaixo).
Ontem, como eu estava muito mal depois do recreio, extremamente gripado (e ainda estou um pouco), resolvemos antecipar a atividade de revisão de Ciências²
E assim, caminhamos...
Sergio Teixeira
EM Conde de Agrolongo
EM Cientista Mário Kröeff

PS: ¹ Atividade sobre fábulas.
1o. Ler a fábula recebida.
2o. Escolher dos personagens.
3o. Decorar as falas de cada um.
4o. Preparar o cenário e do figurino.
5o. Encenar a fábula
6o. Após o recreio: atividade deReescritura. Reescrever a fábula com outros personagens, outro final e uma nova moral.
Avaliação da atividade: Observação do envolvimento dos alunos durante a leitura da fábula, da representação feitapelo seu grupo, as representações feitas pelos outros grupos e também durante a atividade de Reescritura.
Nota: Os grupos se empenharam muito durante estaatividade, criando fantasias e cenário para a interpretação das fábulas.
Acredito, e só depois de terminar a aula é que me veio à cabeça esta ideia, que poderíamos ter ampliado esta atividade para outros tipos de produção literária e pedir, após o término da encenação, que fosse feita uma pequena caracterização do tipo de produção apresentada (fábula, conto, ...). Na próxima vez, quem sabe, faremos isto.

² Revisão de Ciências
1o. (Ontem após o recreio) Dividir a turma em grupos, sendo que cada grupo fará um desenho que destaque um tema de aula já trabalhada. Ex: Oceano, Mangue, Costão, Mata, Sistema Solar, Fases da Lua, ...
2o. (Na aula seguinte) Apresentar o cartaz citando os principais tópicos do capítulo (todos os componentes deverão se manifestar falando algo sobre o capítulo e responder as perguntas feitas sobre o seu tópico)
A avaliação será feita levando-se emconsideração os seguintes critérios:
Avaliação da atividade: A apresentação do trabalho (adequação ao tema proposto, limpeza, escrita correta, aproveitamento do espaço da folha). Envolvimento do aluno durante todo o processo. Conhecimento dos assuntos que serão expostos em sala.

Um comentário:

  1. UAUAUAUAUAUAUAU, ces fantastiqué, monamis, bon marché et estudé!!!!!
    Moi adoré!!!!!

    ResponderExcluir