quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tautologia​, Palíndromo e Vacas

Tenho obtido alguns avanços na construção de textos, passei a ler (dia sim/dia não) pequenas histórias de terror do livro "Sete Ossos e uma maldição" de Rosa Amanda Strauzs, faço algumas vozes "assustadoras" e risadas do "além túmulo".  Eles gostam muito, pedem que eu leia todo dia, eu "negocio" com eles (façam isso, que eu leio!) e eles ficaram mais interessados em ler. 
Exibi o filme "RIO" para eles dentro da proposta de ciências (reprodução/extinção/tráfico de animais/vegetação etc).
Semana passada comecei um pequeno projeto "Cow Parade" na minha turma, falando do respeito às diferenças, da diversidade e da criatividade.  Imprimi o desenho de uma vaca como matriz e exibi várias fotos das "Cow Parades" que acontecem pelo mundo, para eles terem uma ideia do que se tratava.  Um grande parte da turma topou o desafio e eu vou premiar as 3 melhores (votação dos professores da escola).  Surgiram coisas como a "Vaca maravilha", "Vaca Skol", "Vaca Romântica", "Vaca Roqueira", "Vaca de duas cabeças", "Super Vaca", "Vaca Banqueira" etc.  Depois mando umas fotos, quando a exposição estiver nas paredes da escola.
Meus ornitorrincos tem cobrado "rankings", do tipo "quem não falta, quem tem maiores notas etc".  Fiz um cartaz com a quantidade de faltas de cada um, colocando percentual e cores (Verde, Amarelo e Vermelho) sinalizando quem esta bem e quem precisa ficar alerta.  Ok, acho que isso não é parte do projeto, porque parece competição e devemos estimular a cooperação etc etc.  Foi uma exigência deles e pode parecer errado, anti-didático, terrorista, traumatizante, ofensivo, violento, manipulador, castrante, neoliberal mas, melhorou a frequência!  Lamento, mas a vida "real" é cheia de competição, avaliação e cobrança de resultados.  Cooperação é ótima, linda, cativante, estimulante, construtiva, revolucionária, poética, sustentável, e eu estimulo sim (e muito), mas os resultados são para médio e longo prazo, e o ano voa.
OBS.: Tem viradão cultural esse fim de semana no Rio.
Abraços para os abraçantes
Beijos para as beijantes
Saravá para quem é de saravá
Sabah El-Kheir para quem é de Sabah
e vamos nós.


Andre

Palíndromos (.doc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário