Segue sugestão para uso de Debret em sala de aula, em anexo estão as imagens.
Au revoir!
André
Au revoir!
André
Imagens de Debret (álbum Picasa)
1. História – Ensino Fundamental: Análise e releitura das obras de Debret:
a. Introduzir os alunos ao tema perguntando se eles achavam que existiam fotógrafos no Brasil colonial e o que se tinha no lugar da fotografia.
b. Mediá-los a chegar à conclusão sobre a importância da pintura nesse período histórico.
c. Falar sobre Debret e a missão francesa (de acordo com a característica da sala pode ter sido pedida uma pesquisa anterior ou realizá-la na biblioteca).
d. Dividir a sala em grupos de 3 ou 4 componentes e fornecer a cada grupo uma pintura diferente de Debret.
e. Os grupos terão as seguintes tarefas:
i. Propor uma interpretação para a tela.
ii. Realizar uma releitura da pintura (relembrando que a releitura não se trata de uma cópia, mas da maneira do grupo de retratar a obra) - ou seja, um novo desenho, colagem, foto etc.
iii. Expor para a sala sua interpretação e a releitura realizada.
f. Antes do início dos trabalhos, realizar a interpretação de uma das obras como exemplo da atividade.
g. Discutir com a sala as interpretações realizadas e propor correções, em caso de desvios muito evidentes.
h. O professor poderá ainda fazer uma encadernação das releituras anexando as interpretações corrigidas e anexar o material à biblioteca da escola, enfatizando o sentido de autoria.
1. História – Ensino Fundamental: Análise e releitura das obras de Debret:
a. Introduzir os alunos ao tema perguntando se eles achavam que existiam fotógrafos no Brasil colonial e o que se tinha no lugar da fotografia.
b. Mediá-los a chegar à conclusão sobre a importância da pintura nesse período histórico.
c. Falar sobre Debret e a missão francesa (de acordo com a característica da sala pode ter sido pedida uma pesquisa anterior ou realizá-la na biblioteca).
d. Dividir a sala em grupos de 3 ou 4 componentes e fornecer a cada grupo uma pintura diferente de Debret.
e. Os grupos terão as seguintes tarefas:
i. Propor uma interpretação para a tela.
ii. Realizar uma releitura da pintura (relembrando que a releitura não se trata de uma cópia, mas da maneira do grupo de retratar a obra) - ou seja, um novo desenho, colagem, foto etc.
iii. Expor para a sala sua interpretação e a releitura realizada.
f. Antes do início dos trabalhos, realizar a interpretação de uma das obras como exemplo da atividade.
g. Discutir com a sala as interpretações realizadas e propor correções, em caso de desvios muito evidentes.
h. O professor poderá ainda fazer uma encadernação das releituras anexando as interpretações corrigidas e anexar o material à biblioteca da escola, enfatizando o sentido de autoria.
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