domingo, 14 de agosto de 2011

Brasil Colonial e Debret

Colegas e Colegos:

Segue sugestão para uso de Debret em sala de aula, em anexo estão as imagens.

Au revoir!
André
Imagens de Debret (álbum Picasa)

1.  História – Ensino Fundamental: Análise e releitura das obras de Debret:

a.    Introduzir os alunos ao tema perguntando se eles achavam que existiam fotógrafos no Brasil colonial e o que se tinha no lugar da fotografia.
b.    Mediá-los a chegar à conclusão sobre a importância da pintura nesse período histórico.
c.    Falar sobre Debret e a missão francesa (de acordo com a característica da sala pode ter sido pedida uma pesquisa anterior ou realizá-la na biblioteca).
d.    Dividir a sala em grupos de 3 ou 4 componentes e fornecer a cada grupo uma pintura diferente de Debret.
e.    Os grupos terão as seguintes tarefas:
                i.    Propor uma interpretação para a tela.
                ii.    Realizar uma releitura da pintura (relembrando que a releitura não se trata de uma cópia, mas da maneira do grupo de retratar a  obra) - ou seja, um novo desenho, colagem, foto etc.
                iii.    Expor para a sala sua interpretação e a releitura realizada.
f.    Antes do início dos trabalhos, realizar a interpretação de uma das obras como exemplo da atividade.
g.    Discutir com a sala as interpretações realizadas e propor correções, em caso de desvios muito evidentes.
h.    O professor poderá ainda fazer uma encadernação das releituras anexando as interpretações corrigidas e anexar o material à biblioteca da escola, enfatizando o sentido de autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário